Tipos de Design Patterns - Padrões de Projeto - Segundo a GoF |
Segundo a GoF os Design-Patterns podem ser subdividos em três categorias:
CREATIONAL PATTERNS (Padrões de Criação)
Que tratam da construção do objeto e de referencia. (Programe para a interface e não para implementações)
- Abstract factory
- Builder
- Factory Method
- Prototype
- Singleton
STRUCTURAL PATTERNS (Padrãos Estruturais)
Que tratam das relações entre objetos e como eles interagem entre si para formarem grandes objetos completos.
- Adapter
- Bridge
- Composite
- Decorator
- Facade
- Flyweight
- Proxy
BEHAVIORAL PATTERNS (Padrões Comportamentais)
Que tratam da comunicação entre objetos, especialmente em termos de responsabilidade e de algoritmo.
- Chain of Responsability
- Command
- Interpreter
- Iterator
- Mediator
- Memento
- Observer
- State
- Strategy
- Template Method
- Visitor
Em muitos casos o Design Patterns devem ser aplicados durante o processo de refatoração. O Design Patterns foca na reutilização de soluções, todos os problemas não são iguais. Mas se você quebrar um problema e achar similaridade com os problemas que você já resolveu antes, dá para aplicar os Patterns em suas soluções.
Fonte: Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=J-lHpiu-Twk&t=126s
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva Sua Mensagem Ou Deixe Seu Recado. No Quadro Abaixo ▼